25 de agosto de 2011

1º Preceito - VIDA É ARTE



VIDA É ARTE


Diretriz de vida para toda a humanidade

Nos Preceitos da PL está incluída toda a doutrina da Instituição Religiosa Perfect Liberty. Seria como a constituição de uma nação. Se alguém perguntar: “O que a PL ensina?” Podemos responder: “É exatamente o que está nos Preceitos da PL; é isto que estamos nos esforçando para praticar”.
São 21 Preceitos, iniciando pelo: “Vida é Arte”.
Estes Preceitos foram concebidos pelo Segundo Fundador, o Sapientíssimo Tokuchika Miki, na madrugada do dia 29 de setembro de 1947, um ano após a fundação da PL.
Foram concebidos em prol da eterna paz e do bem estar do mundo; são Preceitos para toda a humanidade e uma diretriz clara de como viver. Ou seja, são verdades que respondem questões do tipo “Como o ser humano deve viver?” e “Como deve ser o ser humano?”.
Portanto, se praticar estes 21 Preceitos, sem dúvida a pessoa viverá feliz.

1º Preceito – “Vida é Arte”

O primeiro Preceito “Vida é Arte” é uma frase fundamental que sustenta todos os demais. Assim, os vinte Preceitos seguintes estão incluídos no primeiro e cada um deles está ligado com “Vida é Arte”, isto é, todos os Preceitos estão interligados entre si.
Por exemplo, se analisarmos profundamente os últimos Preceitos: “Viva na verdadeira liberdade”, “Viva no estado de perfeita união material-espiritual” e “Faça ao perceber”, podemos concluir que estão ligados entre si e que, finalmente, a idéia retorna ao primeiro Preceito “Vida é Arte”.


Toda a expressão humana é arte
Quase todos que ouvem a expressão “Vida é Arte” sentirão bem estar. Além das pessoas que compreendem um pouco de arte e das que vivem da arte, aquelas que não estão ligadas com a arte também sentirão bem estar ouvindo esta frase. Esta frase tem esta “vibração”.
O que vem a ser “Vida é Arte”?
Falando, resumidamente, é expressar o “eu verdadeiro”.
O “eu verdadeiro” pode ser entendido como Makoto (dedicação) ou Magokoro (sentimento verdadeiro).
Também pode ser entendido como “personalidade” (sabor peculiar) de cada um, que é concedida por Deus.
O “eu verdadeiro” ou “personalidade” aparece quando o ser humano se esforça e se empenha ao máximo nas realizações. É neste momento que surge a personalidade peculiar da pessoa que realiza, que se manifesta o sabor que só essa pessoa possui.
Em geral, a palavra “arte” refere-se à arte profissional como a pintura, a escultura, a música, a literatura e o teatro. Mas, na PL, se considera todas as expressões humanas como arte. Ou seja, a política, a educação, o empreendimento, o comércio, as vendas, o serviço burocrático, a educação dos filhos, os serviços domésticos, todos são expressões humanas. O político por meio da política, o vendedor pelas vendas, a dona de casa pelo serviço doméstico, todos tentando se expressar por meio de suas atividades. Quando a pessoa se empenha com todo afinco e imbui Makoto (dedicação) nas coisas que está realizando, surge o sabor peculiar desta pessoa. A isto podemos chamar de “arte”. Quando a pessoa consegue manifestar o “eu verdadeiro”, ela sente o máximo de satisfação e surge a sensação de felicidade.
Finalmente, baseando-se em Deus (força da grande natureza que ultrapassa a capacidade humana) e se empenhando nas suas realizações, surge um desenvolvimento ilimitado e uma imensa alegria, nos diversos campos da vida do ser humano.


Traduzido da Revista PL de junho de 2001.
Fonte: http://www.perfectliberty.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário