25 de agosto de 2011

4º Preceito – “HÁ SOFRIMENTO SE NÃO SE EXPRESSAR






“Há sofrimento se não se expressar”

 Não acumular no peito o que está sentindo
 O 1º preceito da PL diz que “Vida é Arte”. Fazer arte é expressar-se; e expressar-se é executar, colocar em prática.
Todos os sofrimentos do ser humano surgem quando ele não está se expressando (executando). Se sentir algum sofrimento ou se surgir algum sofrimento, significa que a expressão está falha. Independentemente do conteúdo da expressão ser bom ou não, ser adequado ou não,  se a pessoa se expressar, por ora o sofrimento estará sendo resolvido.

Falando de modo simples, este é o significado deste Preceito.
O homem é um animal a quem foi concedida a vontade de se expressar, vontade que constantemente lhe dá sinais, em maior ou menor grau. Pode-se dizer que o homem é um animal que vive querendo exprimi-la na vida real, querendo colocá-la em ação. Isto quer dizer que, com o propósito de satisfazer a vontade de se expressar, ele fala isto e aquilo, faz e age. Assim, viver abafando esta vontade de se expressar não traz satisfação de forma alguma.
Os estudantes, por exemplo, dizem muito: “Não gosto da vida de estudante; não é lá muito interessante”. Isto acontece porque, digamos, a expressão da mocidade, a expressão como um ser jovem, está deficiente.
A maneira de se expressar como jovem vai depender de cada um. Uma delas pode ser concentrar-se em um esporte (futebol, basquete, vôlei, etc.) ou em um instrumento musical; organizar uma banda de rock também é uma boa opção. Naturalmente que nos próprios estudos poderá se empenhar mais, estimulando-se de modo a sentir interesse cada vez maior, sendo este mais um dos meios de expressão. Também poderá suar a camisa atuando em trabalhos voluntários com os amigos.
De qualquer maneira, a época da juventude é uma época em que a energia está repleta, uma época em que a vontade de se expressar é abundante e, se não se expressar de alguma forma, abafando a expressão, pode enfraquecer a vitalidade, em termos psicológicos, como a de se sentir um pouco desolado.
E, sem se limitar aos estudantes, isto pode ser aplicado amplamente, a todos os seres humanos.
Existem pessoas que suscitam comentários como, “aquela pessoa é despojada”, ou “é uma pessoa franca”, ou ainda “é espontânea e agradável”. São pessoas que, antes de mais nada, expressam imediatamente aquilo que sentem.
Em outras palavras, são pessoas que estão sempre com a alma limpa, que não acumulam o que sentem no peito. Se acumular aquilo que sente, atrai sofrimento. Assim, se expressar imediatamente o que está sentindo de maneira espontânea desde a manhã até a noite, é possível viver com uma sensação profundamente confortável.
Assim, o 4º Preceito nos ensina: “Expresse-se. Se expressar, surgirá contentamento”.

Viver tendo uma seqüência de expressões
Naturalmente que não é muito bom falar aquilo que magoa as pessoas, mas também não é nada interessante ficar retraído ou vacilante, pensando além do necessário, achando que o outro poderá fazer um mau julgamento das suas palavras ou que poderá sentir-se ofendido.
Antigamente já se dizia: “aquele que é odiado consegue se destacar na sociedade”. Geralmente, pessoas consideradas atrevidas ou impositivas são mais saudáveis do que se imagina e para elas as coisas podem ocorrer de modo satisfatório. É lógico que, se a pessoa for levando as coisas impositivamente sem pensar no sentimento alheio, um dia as conseqüências vão surgir de alguma forma. Mas, sob o ponto de vista de que “há vida enquanto se expressa”, pode-se dizer que esta pessoa está mais em conformidade com a vontade de Deus do que uma pessoa quieta e com pouca expressão, e, assim, é maior a probabilidade de ser agraciada.
A questão é, mesmo que erre um pouco, é mais prazeroso expressar do que não expressar, além de sentir que vale a pena viver.
Em todos os casos, é viver se expressando diariamente. Falando o que está sentindo, movimentando-se com constância, colocando as ações em prática uma atrás da outra.  É viver agindo desta maneira. Assim, não haverá brecha para o sofrimento entrar.
No entanto, como o ser humano é um animal da emoção, há momentos em que as coisas não ocorrem desse modo. Por exemplo, quando está se sentindo irritado e não consegue descontrair, o meio mais prático é: “Em vez de ficar pensando demais, que tal dar um passeio?” ou “Ah, então vou andar um pouco”. Sair é uma boa pedida. Neste caso, andar é uma forma de se expressar e a pessoa poderá se sentir melhor emocionalmente.
Também são boas opções: assistir a um filme, cantar, beber um pouco. Pode-se dizer que são meios de expressão para resolver o sofrimento.

Fonte: Revista PL No.152
Fonte: http://www.perfectliberty.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário