26 de agosto de 2011

16º Preceito - TUDO PROGRIDE E SE DESENVOLVE


“Tudo progride e se desenvolve”

O mundo desenvolve-se e progride na direção de uma maior harmonia
Na época atual, em que o mundo encontra-se em desordem, sem perspectiva de melhoras, tanto política como economicamente, este 16º Preceito – “Tudo progride e se desenvolve”- nos dá uma sensação agradável como um raio de sol que aparece entre as nuvens.

“Tudo progride e se desenvolve” significa ao pé da letra que tudo, qualquer coisa neste mundo, progride e se desenvolve e caminha em direção ao progresso e ao desenvolvimento. Isto é a lei fundamental do universo.
Em outras palavras, o mundo a Obra Divina desenvolve-se e progride na direção de uma maior harmonia, mudando e evoluindo constantemente.

A evolução na área científica e tecnológica nos últimos 100 anos é algo notável. No início do século XX foi inventado o avião, 70 a 80 anos depois surgiu o avião supersônico, depois o foguete espacial e atualmente a estação espacial tornou-se uma realidade. O progresso da tecnologia de informação, como é do conhecimento de todos, é espantoso.
Neste mundo, nesta sociedade existem os altos e baixos, mas podemos constatar esse contínuo progresso e desenvolvimento ao observarmos um longo período.

Esteja preparado para viver de acordo com a época
Para acompanhar a constante evolução de todas as coisas do mundo, cada um de nós deve se esforçar para a elevação e o progresso de si próprio.
O estilo de vida ou modo de viver muda independentemente do fato de gostarmos ou não. Portanto, caso desejo levar uma vida rica de sentimento é importante aceitar a realidade reconhecendo as mudanças do mundo sem desgostar a esmo delas.

Podemos afirmar que o que bloqueia nosso progresso individual é o vício espiritual da teimosia. A pessoa teimosa acredita piamente que o seu pensamento é correto e dificilmente aceita outros que não estejam de acordo com as suas preferências (opiniões, idéias, maneiras, métodos, etc). E também se tornou hábito não pensar que podem existir entre os pensamentos e métodos de outras pessoas alguns melhores que os nossos.

Isso é a mesma coisa que não admitir a necessidade de absorver novos conhecimentos para si. Significa que a pessoa está recusando o seu próprio progresso. O Segundo Fundador freqüentemente falava que o teimoso se isola. A atitude de não apreciar coisas novas ou diferentes, por possuir um padrão rigidamente determinado, faz com que a pessoa fique impedida de ser agraciada com novas idéias em seu trabalho e também fique defasada em relação à evolução do tempo.

O homem tem a tendência natural de buscar novas coisas continuamente. Podemos observar isto na evolução do telefone celular. A tecnologia do maquinário, a moda do vestuário, o alimento, as artes plásticas, a música, a tecnologia da medicina e também a organização da sociedade mudam constantemente em direção ao progresso. Esta é a realidade deste mundo.

Caso a pessoa não tenha a sensibilidade aguçada e não esteja sempre preparada para viver de acordo com a época, sua vida perde o interesse. Para isso não acontecer é importante, diante das obras divinas que se desenvolvem e progridem, a postura de nunca ter idéias predeterminadas, observar as obras divinas minuciosamente, adaptar-se a elas e aprecia-las de forma espontânea.

Fonte: Revista PL No. 164

Nenhum comentário:

Postar um comentário