26 de agosto de 2011

15º Preceito - TUDO É ESPELHO



“Tudo é espelho”

O espelho que reflete tudo que existe no mundo
No mundo existem diversos fenômenos. Em se tratando das pessoas, eles podem ser definidos como os fatos reais que acontecem na vida, as outras pessoas e o ambiente que as envolve, situações que parecem felizes ou infelizes, várias circunstâncias no lar, a sorte e o azar, várias oportunidades que surgem casualmente, inclusive encontros com as pessoas, a alegria e o sofrimento relacionados aos filhos...

Nós vivemos dentro dessa variada realidade. Este 15º Preceito nos ensina que tudo isso é o espelho da própria pessoa, ou o espelho de um grupo, ou, ás vezes, o espelho de uma sociedade.
O espelho reflete uma figura idêntica, mas o espelho abordado neste Preceito reflete não somente a imagem mas também o seu conteúdo. Isto é, todas as obras divinas (situações e circunstâncias) que ocorrem no mundo do ser humano se desenrolam como um espelho que reflete cada momento e cada situação de forma sutil. Podemos dizer ainda, o que acontece ao nosso redor é o reflexo de tudo que existe em nós mesmos.

Por exemplo, no caso das pessoas que amam a beleza das obras de cerâmica, quanto mais elas amam essas obras mais as obras ganham vida e atuam em seu benefício e podem passar a elas vários ensinamentos em momentos oportunos. As pessoas que amam as flores são confortadas por elas, na mesma medida do grau de amor. As pessoas que amam outras pessoas e são gentis com elas também são amadas.
Ao contrário, quem odeia alguém será odiado também. Quem fala mal dos outros será mal falado pelos outros. Para quem se preocupa e sente receio diante de qualquer coisa, surgem fatos preocupantes uns atrás dos outros.

Isto pode ser dito também em relação ao trabalho. Muitas pessoas desgostam ou evitam os serviços que não são de sua preferência. Se nós desgostamos ou evitarmos serviços ou pessoas, o fato vai se refletir como um espelho e da mesma forma vão nos evitar e desgostar.
Mesmo que não seja de nossa preferência, se nos esforçarmos para compreender, certamente aprenderemos algo novo. Mesmo no serviço que você não sinta vontade de executar, deve tentar empenhar-se ao máximo, pensando: já que tenho que fazer, vou fazer com afinco. Assim, com certeza, você vai apreciar o sabor e a alegria que este serviço possui.

  Viver sem insegurança
Em resumo, ao se realizar qualquer coisa, quanto mais a pessoa dedica-se e empenha-se, mais vida aquela tarefa ganhará e mais o apoiará. Quem faz de qualquer jeito só terá resultados correspondentes. Os que empenham Makoto (dedicação) no grau 10 terão resultado 10, quem empenha 100 terá 100. Assim, tudo surge como um fenômeno que é proporcional ao Makoto (dedicação)  e à sinceridade da pessoa. Esses fenômenos, além de refletirem o atual estado da pessoa, também refletem seu passado. As ***Obras

Divinas*** nessas circunstâncias são realmente muito minuciosas, são um reflexo exato.
A situação atual das pessoas é o reflexo dos seus atos e, além disso, também dos seus pensamentos.
No mundo existem pessoas otimistas e pessimistas. As pessoas que interpretam os fatos de maneira negativa, mesmo que estejam em boa situação, têm receio e pensam: “Agora está tudo bem, mas pode piorar no futuro”. Ao contrário, a pessoa positiva dificilmente tem pensamentos pessimistas ou de receio. Diz: “Bem, dá-se um jeito”, “Com certeza vai dar certo”.

Como tudo é espelho, quem tem pensamentos pessimistas e interpreta as situações de maneira negativa terá isto refletido inteiramente, provocando um resultado negativo. Já para quem interpreta de maneira positiva, isto também vai se refletir gerando um resultado positivo.
Há um aspecto que não se deve esquecer dentro deste Preceito, que é “o filho é espelho”. A criança existe para beneficiar o adulto, ela é o espelho que ensina algo para o adulto.

Por exemplo, quando a criança fala algo absurdo isso sempre é um reflexo dos atos e dos pensamentos sem sinceridade dos pais ou dos adultos ao redor. Pode ser o reflexo do presente ou do passado. Todos os hábitos, todas as doenças, todos os gestos, assim como as ingenuidades, os bons comportamentos da criança são reflexos das atitudes dos pais e, numa escala mais ampla, podemos afirmar que são espelhos de todos os adultos que ela tem contato.

Ao compreender e se conscientizar sobre o que é “Tudo é espelho”, pode-se viver com a mente clara e sem insegurança.

 Fonte: Revista PL No. 163

Nenhum comentário:

Postar um comentário