26 de agosto de 2011

10º Preceito - FELICITE A SI E AOS OUTROS



“Felicite a si e aos outros”

A alegria dos outros é a sua alegria

“Felicite a si e aos outros”. Esta frase é realmente agradável e irradia alegria. Muitas pessoas devem sentir paz com ela.
Você pode interpretar essa expressão como “orar e solicitar a felicidade e fazer algo que agrade aos outros”.

Portanto, este Preceito tem o seguinte conteúdo: “Desejar a sua felicidade e, ao mesmo tempo, a felicidade dos outros”. Em outras palavras: “Ao mesmo tempo que agradar a si próprio, distribuir sua atenção para agradar aos outros”, “Viver procurando sempre fazer que seja bom para si e bom para os outros”.

Ninguém consegue viver apenas com a sua própria força. Somente com a cooperação dos outros é que as pessoas conseguem viver. Portanto, para viver melhor e mais alegre é importante melhorar e tornar belo o relacionamento com os outros.

Existe uma expressão: “Você que está refletido no espelho”. Entre as explicações desta expressão está: você vai se formando por meio dos relacionamentos com os outros. Assim, quanto melhor o relacionamento humano mais belo você se forma. E a felicidade e a alegria dos outros estão ligadas à sua alegria. 
Gostaríamos de ter um relacionamento humano onde nos sentíssemos bem e os outros também, trocando sorrisos e diálogos como:

“Conto com a sua ajuda” ou “Conte com a minha ajuda”.
“Muito obrigado pela sua ajuda”.
“Não há de que. Estamos aqui para isso”.

O que devemos fazer para alcançar este objetivo? São alguns exemplos: procurar realizar uma expressão que agrade os outros; ou, mesmo que sua expressão não seja suficiente, desejar viver o dia-a-dia com este tipo de sentimento (sobretudo com as pessoas com quem sentimos dificuldades); ou, ainda, dentro das suas possibilidades, ter em mente: “que seja bom para mim e bom para os outros”; e, mesmo que não possa ajudar materialmente, orar pela felicidade dos outros.

Atualmente, com tantas notícias ruins, muitas pessoas podem achar que não dá para ficar pensando muito nos outros, que na prática é muito difícil. Mas será que é isso mesmo?

Você escolhe a virtude ou a vantagem?

Vamos falar um pouco sobre a virtude. Usa-se a palavra virtude em expressões como “pessoas de virtude” ou “acumular virtudes”. A virtude é uma qualidade atraente no ser humano, faz conquistar a confiança das outras pessoas e ter popularidade. Quanto mais a pessoa acumula virtudes, mais agraciada será a sua vida. 

Felicitar a si e aos outros é a atitude que leva a acumular virtudes.
O povo japonês deu muita importância à virtude desde a Antiguidade, mas nos últimos 50 anos, após a Segunda Guerra Mundial, vem vivendo dentro da crença de que a pessoa só confia no que vê ou no que pode ser expressado em números. São exemplos típicos dessa postura, a educação que só se preocupa com a avaliação pelas notas e o pensamento que dá valor excessivo para o material. As pessoas gradativamente passaram a dar mais valor ao que dá vantagem do que à virtude. A ideia de que “não posso ficar orando também pela felicidade dos outros” pode estar baseada mais na vantagem do que na virtude.

Bens materiais e dinheiro são importantes, mas se a pessoa ficar apegada a eles sua vida fica com a liberdade restrita. Somente quando se possui a verdadeira riqueza espiritual, os bens materiais e o dinheiro agem (ganham vida) em prol dessa pessoa. O primeiro passo para se viver com equilíbrio é compreender a importância de “Felicite a si e aos outros”, ou seja, que seja bom para mim e para os outros.

Para isso, em primeiro lugar, você precisa estar feliz. Na prática, devem existir muitas dificuldades, problemas e stress em seu trabalho ou em seu lar. Pense e aja com criatividade para poder viver com alegria mesmo nessas situações. Se você não estiver feliz, não terá tranquilidade nem conforto em seu espírito. E, sem isso, a sua atenção não poderá ser dirigida para os outros e você não poderá fazer os outros ficarem felizes.

Sob outro aspecto, é importante se dedicar com afinco aos seus afazeres. Se você se esforçar tendo uma postura sincera e um objetivo claro, a sua dedicação conseguirá alegrar o próximo e você próprio vai se sentir bem e será útil aos outros.
A maneira de viver do homem pode ser dividida grosseiramente em dois grupos: “viver sempre pensando somente em si próprio” ou “viver ao mesmo tempo em prol do próximo”. Qual das duas opções os senhores vão escolher?

É óbvio que todos já sabem. À medida que se analisar com cuidado, será possível sentir a amplitude e a 
profundidade do significado dessa frase. Esse é o sabor da frase “Felicite a si e aos outros”.

Fonte: Revista PL No.158

Nenhum comentário:

Postar um comentário