3 de setembro de 2011

19º Preceito - FAÇA AO PERCEBER



“Faça ao perceber”.


Aja assim que perceber
A sorte não bate à sua porta duas vezes. Portanto, agarre as boas oportunidades quando passam à sua frente, porque não haverá que fazer depois que elas se forem.
Ao refletir sobre o passado, muitos concordarão com essa afirmativa.

Isso não se limita apenas às chances ou sortes, diz respeito á melhor hora para essa pessoa. O tempo poderá ir embora apenas com uma pequena hesitação. Ao contrário, é muito agradável quando as coisas da vida em geral acontecem nos momentos oportunos e têm bom rendimento.

“Faça ao perceber” significa fazer logo, assim que perceber. Ensina-nos a colocar em prática imediatamente ao perceber. Pode parecer uma simples frase, mas aí está o segredo para se levar uma vida confortável e sem obstáculos.

Ao analisar o dia-a-dia do ser humano, ele é um acúmulo de realizações do que se percebe. Político tem a sua direção e objetivo como político, dono de loja como dono de loja, dona-de-casa como dona-de-casa, cada qual tem a sua meta, pode-se dizer que o cotidiano de cada um é um acúmulo de realizações do que se percebe.

Qualquer pessoa pode concluir que é óbvio que há algum tipo de diferença na vida dos que agem bastante e dos que agem pouco.
Nós percebemos as coisas de forma não voluntária e por acaso no dia-a-dia. Mas parece que muitas pessoas não executam logo o que percebem.

Citando um pequeno exemplo: pela manhã, na hora de sair de casa, a pessoa pensa: “Talvez chova hoje, apesar de que a previsão mencionava apenas um dia nublado”. Como percebeu assim, o certo seria essa pessoa levar o guarda-chuva.
Mas ela inventa vários motivos para não levá-lo como: “É trabalhoso levar o guarda-chuva”, “Se não chover terei que ficar carregando”. É justamente nestas horas que acontecem coisas que fazem a pessoa arrepender-se e desabafa: “Que coisa!”

Outro exemplo: uma pessoa que trabalha no departamento de vendas de uma firma e de repente vem à sua cabeça: “Ah, vou ligar para a gerente da outra firma” ou “Vou comunicar via fax ao cliente B e C”. Mas protela, justificando: “Talvez agora ele esteja em reunião” ou “Acho que pode ser mais tarde”. Costuma acontecer nestes casos que quando ela liga acaba recebendo a resposta: “Ele acabou de sair da firma”.

Fonte: Revista PL No. 167

Nenhum comentário:

Postar um comentário